sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Ética e valorização na educação brasileira

Sabe aquele dia que acordamos para refletir? Pensar na própria vida, lembrar de momentos bons, ver um acontecimento chocante na TV e sentir comoção... Pois bem, hoje está sendo um desses dias para mim. 
Ao assistir no jornal o acontecimento da criança que matou a professora e a si mesma fiquei chocada. É gente, eu moro em Belém do Pará, no guamá e ainda me comovo e fico surpresa com esses fatos, é sério! (rs).
E o governo falando do "bullying", professores falando do "bullying", todo mundo culpa o coitado! Já até esqueceram de falar mal da educação. Resolvi comentar para tentar tirar a extrema culpa do "bullynig" e colocá-lo como consequência do fracasso na educação.
Nem venham questionar que se o "bullying" fosse consequência do fracasso na educação no Estados Unidos não deveria ter "bullying"! Aqui estou para colocar meus pensamentos, convencer-te a culpar menos o pobre "bullying" e não para escrever artigos para jornal (verossimilhança), pois sou apenas uma estudante.
Poderíamos representar a falha na educação brasileira como um ciclo, onde o problema governamental interliga o fracasso no sistema educacional, o qual por sua vez, junta-se ao desestímulo de alguns professores, resultando em um quadro vergonhoso que o Brasil demorará muito a transformar. E nós exigimos providência aos membros do ciclo e, na verdade, estamos contidos nele. O povo, melhor dizendo, as famílias, estão observando o problema eclodir em nosso país, não se conscientizando da importância de sua ajuda.
Se pais incentivassem filhos a lerem mais teríamos uma "partícula" de contribuição. E os pais que não têm ensino algum? O governo teria de investir em educação de qualidade e publicidade, contando principalmente com o apoio de educadores, e se estes colaborassem com um ensino de qualidade partindo da formação acadêmica para novos professores os quais ensinariam crianças e adolescentes a formação cidadã e o ensino (Com qualidade, é claro).
É certo que a educação em nosso país possui raízes intrísecas à sua história e é possível perceber nesses problemas frequentes que são consequências dos fatores apresentados. Qualquer pessoa pode apresentar uma "proposta" para a recuperação da educação fragilizada do Brasil. No entanto, é preciso contar com o apoio de cada um que faz parte -do aluno, funcionários da educação, pais e governo-, para a mudança para melhora e valorização da educação em o nosso país. O que falta é o compromisso de todos, é cumprirmos o nosso papel para. Sim, o Brasil merece. Nós merecemos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário